01/03/2021

O Krav Magá na Cultura Pop e Geek

O Krav Magá na Cultura Pop e Geek

Com o desenvolvimento de novas tecnologias, filmes e games evoluíram muito nas últimas décadas e se tornaram cada vez mais realistas. Personagens, cenários e efeitos especiais estão cada vez mais bem trabalhados e detalhados, permitindo que as cenas de lutas, os movimentos e os golpes fiquem quase reais. Por isso, os críticos e fãs anseiam que essas cenas de luta tragam referências concretas.

Dentro deste contexto, o Krav Magá rapidamente se tornou essa referência, inspirando roteiristas e produtores de games, sendo utilizado por atores, diretores, equipes de filmagem, dentre outros, justamente por ser uma técnica baseada na realidade e que utiliza movimentos simples e rápidos, que podem ser executados por qualquer pessoa, independentemente do tamanho, condicionamento físico ou idade.

Isso faz com que os personagens dos filmes e games se tornem parecidos com pessoas “normais”. Como a técnica não precisa de meditação ou aplicação do chi e não têm um propósito “espiritual”, isso fez com que as pessoas se identifiquem com os personagens.

Como o Krav Magá é amplamente utilizado no meio militar por sua eficiência, faz sentido que ele seja escolhido para coreografar cenas de luta tanto no cinema quanto nos games. Afinal, a arte imita a vida...

O Krav Magá veio para ficar na Cultura Pop e é bem provável que você já tenha visto algumas de suas técnicas em diversos filmes, séries de TV e games.

O Krav Magá nos Filmes:

No início dos anos 2000, diversos filmes foram sucessos de crítica e público e, também, destacaram o Krav Magá pela primeira vez nos cinemas.

Taken

Em 2008, quando o primeiro filme da franquia “Taken” (“Busca Implacável”) estreou, Liam Neeson já tinha 56 anos e a maioria das pessoas não tinha ideia de como ele se sairia nas cenas de ação. A desconfiança e o receio acabaram quando o ator utilizou movimentos de Krav Magá em suas cenas. Além disso, os fãs ficaram muito impressionados com os demais filmes da franquia e com a atuação de Neeson, repetida em outros papéis semelhantes em filmes futuros.

https://youtu.be/DhPfCkuFqiw

The Debt

O filme "The Debt" ("A Grande Mentira"), traz a história de uma jovem agente do Mossad, Rachel Singer (personagem vivido por Jessica Chastain), que possui a missão de capturar o criminoso de guerra nazista Dieter Vogel, que levou centenas de milhares de judeus à morte durante a Segunda Guerra Mundial com suas experiências. Uma vez que a história do filme gira em torno de uma agente israelense do Mossad, é óbvio que o Krav Magá estaria envolvido no treinamento dos atores.

Discutindo seu treinamento para o filme, Chastain falou sobre a dura realidade em que o Krav Magá se baseou:

“Fiquei meio obcecada por isso. Eu treinei quatro meses antes, e antes disso nunca pensei realmente em mim como uma lutadora. O que me ensinaram para as cenas do filme não é necessariamente simples de aprender, mas na minha primeira aula, eles disseram: Krav Magá é sobre neutralizar o seu oponente o mais rápido possível. É sobre sobrevivência. É sobre alguém chegando até você com uma arma ou faca e sobre você ser capaz de desarmar essa pessoa garantindo sua capacidade de voltar para casa em segurança.”

[https://youtu.be/FJQp1_NBErw]()

Hitman: Agent 47

O diretor de "Hitman: Agente 47", Aleksander Bach, diz que a letalidade do personagem Quinn tornou o ator Rupert Friend uma escolha natural para o filme, que é a adaptação cinematográfica do game de mesmo nome. Para o filme, Friend treinou Krav Magá, boxe e "um pouco de judô".

Ele atuou sem nenhum dublê em todas as cenas de luta e ação e fez todas as acrobacias do filme. Friend ficou orgulhoso de uma cena bastante específica do thriller, onde ele agarra o pescoço de um guarda da Marinha com a coxa, uma façanha que ele realizou "cerca de 65.000 vezes para a câmera". “Eu literalmente tive que escalar o cara. Não há trapaça”, diz Friend.

https://youtu.be/qRLCTJhnhp8

The Gunman

Sean Penn, aos 54 anos, interpretou Jim Terrier, um assassino reformado no filme "The Gunman" ("O Franco Atirador"). No filme, Penn está em uma forma fenomenal (provavelmente devido ao treinamento de Krav Magá), fato ressaltado pelo ator, aluno e praticante de Krav Magá que fez questão de declarar a importância do uso da técnica no filme.

https://www.youtube.com/watch?v=wlMnpkBxNhg

The Equalizer

Denzel Washington, revelou em uma entrevista ao AskMen que ele treinou com os Seals, unidade de elite da Marinha dos EUA, quando assumiu o papel principal no filme "The Equalizer" (“O Protetor”). Como uma força militar especial, grande parte dos treinos utilizava Krav Magá. Como visto nos dois filmes da franquia, as habilidades de luta de Robert McCall mostram movimentos claramente inspirados nas técnicas de Krav Magá.

https://youtu.be/VSxVVyt-c3s

Nunca Mais

J-Lo, atuando atuando em “Enough” (“Nunca Mais”), interpreta uma esposa que sofre abusos e agressões, e busca nas aulas de Krav Magá uma solução para seu problema. Falando abertamente sobre os benefícios do treinamento, Lopez deixou bastante claro a confiança que tem no uso das técnicas por mulheres. “O Krav Magá nivela o campo de jogo entre homens e mulheres… Não importa o quão grande, alto ou forte você seja. É sobre sair do caminho, contra-atacar e usar tudo o que puder para obter a vantagem e sobreviver.”

https://youtu.be/ttTuSQGVwuA

https://youtu.be/ixljcH4ghgk?t=149

James Bond

Os filmes estrelados por Daniel Craig dentro da franquia “James Bond” fizeram o personagem ser, de longe, o mais forte, mais rápido e mais inteligente de todos os agentes 007(isso quando falamos das habilidades de luta).

Foram quatro filmes seguidos, onde o James Bond Daniel Craig incorporou novas ideias e esteve tão formidável, que fez a franquia tornar-se ainda mais lucrativa.

Craig recebeu treinamento de especialistas em Krav Magá para tornar suas sequências de ação realistas para o público. De acordo com a revista Details, Daniel Craig executou parte do que aprendeu nas aulas de Krav Magá no filme “Skyfall”, em uma cena de combate corpo a corpo com um vilão em cima de um trem, no verdadeiro estilo 007. Seu treinador, Darren Levine, disse à revista que Craig era “muito impressionante” e “extremamente profissional” durante as aulas.

https://youtu.be/nPFsHqgwZpc

Existem inúmeros outros filmes e séries onde o Krav Magá executa um papel fundamental para a construção da história ou dos personagens. Dentre os mais conhecidos, podemos citar: “Collateral” (“Colateral”, com Tom Cruise e Jamie Foxx), “Million Dollar Baby” (“Menina de Ouro, com Hillary Swank), “Blood Diamond” (“Diamantes de Sangue”, com Leonardo DiCaprio), “Alias” (série de mesmo nome, com Jennifer Garner), “Mr. and Mrs. Smith” e “By the Sea” (“Sr. E Sra. Smith” e “À Beira Mar”, ambos com Brad Pitt e Angelina Jolie), “Tomb Raider” e “Salt” (Angelina Jolie), “Nikita” (Maggie Q), “Edge of Tomorrow” (“No Limite do Amanhã”, com Emily Blunt e Tom Cruise), “Mission Impossible” e “Jack Reacher” (Tom Cruise).

O Krav Magá na TV

Fauda

Rona-Lee Shim'on, uma atriz israelense, precisou aprender Krav Magá para desempenhar seu papel em Fauda, onde interpreta a personagem ​​Nurit, única mulher em uma unidade militar de elite. A série retrata parte da rotina da unidade de combatentes disfarçados, que tem a tarefa de conduzir operações secretas em áreas urbanas, durante as quais eles costumam usar roupas civis árabes como disfarce.

Dois dos roteiristas de Fauda, bem como o personagem principal Doron, interpretado por Lior Raz, foram membros da unidade Duvdevan, e as ações descritas na série foram baseadas em eventos reais pelos quais eles viveram. Um dos outros atores principais, Tzachi Halevy, que interpreta o antagonista de Doron Naor na unidade e na série, também era membro da unidade Duvdevan, além de ter servido em outra unidade das Forças Especiais (Shimshon).

https://www.youtube.com/watch?v=5l3mUjpHMIg

https://www.instagram.com/p/qJQi4PkxKE

Hanna

Hanna, uma série da Prime Video, conta a história de uma adolescente que mora com o pai em uma floresta da Polônia, escondendo-se de um grupo secreto que treina jovens meninas para serem agentes secretas. Hanna, então, passa por um pesado treinamento e não demora a se tornar uma hábil assassina que embarca em uma missão contra a CIA que pode custar sua própria vida.

Muitos militares da vida real usam Krav Magá para o combate corpo-a-corpo, então faz sentido que uma assassina bem treinada como Hanna também faça uso de algo semelhante. É interessante ver o quanto isso melhora as já intensas ​​cenas de luta da série.

https://twitter.com/IGN/status/1274099890872877057?s=20

O Krav Magá nos Games

Splinter Cell: Conviction

O Krav Magá é o estilo de combate corpo a corpo utilizado por Sam Fisher em Splinter Cell: Conviction, justamente por ser o estilo utilizado pelas forças militares de elite no mundo real e por sua aplicação prática em cenários realistas.

Em março de 2009 a Ubisoft contratou Thierry Cimkauskas, instrutor de Krav Magá no Canadá, para ajudar na construção das cenas de ação do game.

https://youtu.be/8QE5kdV8LlY

Star Wars Galaxies

Star Wars Galaxies, da Sony Online Entertainment, foi um jogo de cartas online disponível para ex-assinantes do MMORPG Star Wars Galaxies. O primeiro set de jogo, Champions of the Force, foi lançado em agosto de 2008, seguido pela primeira expansão do jogo, Squadrons Over Corellia, em dezembro do mesmo ano. Os jogadores podiam comprar cartões virtuais e trocá-los entre si. Cada conjunto do jogo incluía até 300 cartões, e mais conjuntos eram lançados de tempos em tempos. O jogo de cartas colecionáveis, junto com o MMO Star Wars Galaxies foi encerrado em 15 de dezembro de 2011.

Stim Armour, é a arte de um dos cards, feita pelo artista Kai Lim, de Singapura, (http://www.imaginaryfs.sg) para o jogo. Nesta arte, podemos identificar claramente o movimento de uma das técnicas mais clássicas do Krav Magá, utilizadas para defesa contra ameaças de arma de fogo por trás.

Roger Chamberlain, foi o Diretor de Arte do projeto. O trabalho é copyright da Lucasarts Entertainment.

https://www.deviantart.com/ukitakumuki/art/Stim-Armour-138696935

Outros Personagens da Ficção que praticam Krav Magá:

  • Arkham Knight (Vilão, Batman, DC Comics)
  • Batwoman - Katherine Rebecca "Kate" Kane (Heroína, Batman, DC Comics)
  • Dick Grayson (Robin e Nightwing, Herói, DC Comics)
  • Black Canary - Dinah Drake (Heroína, DC Comics)
  • Demolidor - Matthew Michael Murdock (Herói, Marvel Comics)
  • Nick Fury (Herói, Marvel Comics)
  • Desmond Miles (Protagonista da história que une as cinco primeiras séries de Assassin's Creed, da Ubisoft)
  • Leon Scott Kennedy (Personagem de Resident Evil 2 - Biohazard)
  • Morpheus, Neo e Trinity (Personagens do filme The Matrix)
  • SD. Bob "Snake" Plissken (Protagonista dos filmes Escape from New York e Escape from L.A., interpretado por Kurt Russell)
  • Riddick (Richard B. Riddick, protagonista dos filmes "As Crônicas de Riddick")
  • Nadia van Dyne (Heroína, Marvel Comics)
  • John Wick (Protagonista da franquia John Wich, interpretado por Keanu Reeves)

Além dos filmes e games citados acima, podemos encontrar referências sobre o Krav Magá em:

  • No seriado Archer, no episódio “Dia de Treinamento” , onde os membros de uma determinada organização praticam Krav Magá ao invés de Karate.
  • No episódio “¡Qué Sorpresa!”, de 30 Rock, Jack Donaghey revela que já treinou Krav Magá.
  • No episódio “The List” do seriado "The Office", Dwight Shrute diz que tem aulas de Krav Magá quatro vezes por semana.
  • O episódio "The Greatest Story Ever D’ohed", dos Simpsons, apresentou uma sequência sobre o Krav Magá, onde a família faz uma visita a Israel.
  • Ziva David, de NCIS, diz que treinou no Krav Magá enquanto esteve em Israel.
  • No episódio “Recap” de The Big Bang Theory (S05E04), Leonard sai em um encontro duplo com Bernadette e Howard, para ser o par de Joy, uma garota hiperativa que treina Krav Magá, que, de acordo com suas próprias palavras define Krav Magá como: “100 maneiras diferentes de arrancar os testículos de um cara.”
  • No episódio "Return of the Shirt" de How I Met Your Mother, a namorada de Ted pratica Krav Magá, e usa contra ele quando ele a deixa no aniversário dela.
  • No seriado 24h, o personagem Tony Almeida é um especialista em Krav Magá.
  • Em Jessica Jones, seriado da Netflix, a personagem Trish (interpretada por Rachael Taylor), amiga de Jessica, se especializa em Krav Magá para poder se defender e enfrentar vilões.
  • Na animação "Meu Malvado Favorito 2" da Illumination (Estúdio da Universal Pictures), Lucy é uma agente secreta que se junta a Gru na caçada a um super vilão extremamente perigoso. Ela adora Gru e, frente suas habilidades e dispositivos peculiares, luta Krav Magá.
  • Sam Fisher, da série de videogames e livros Splinter Cell de Tom Clancy, é um especialista em Krav Magá (por exemplo, pode ser visto no videogame Splinter Cell: Conviction de Tom Clancy).
  • Niko Bellic, personagem jogável do videogame GTA IV, usa os movimentos do Krav Magá nas lutas, principalmente no contra-ataque e na defesa contra facas e morcegos.
  • No jogo de RPG "Vampiro: A Máscara", Krav Magá é uma habilidade especial que custa 4 pontos.
  • O ator Gianni DeCenzo que interpreta o personagem Demetri na série Cobra Kai, afirma ser um praticante ativo de Krav Magá, em entrevista ao Collider.

Quer você seja ator, atleta, homem, mulher ou criança, o Krav Magá é uma maneira extremamente eficaz de entrar em forma, melhorar a força e desenvolver técnicas úteis de defesa pessoal para situações reais de agressão. Procure uma academia séria e instrutores qualificados para aprender a se defender.

Nós, da Federação Internacional de Krav Magá, ficaremos felizes em poder ajudá-los a conhecer o Krav Magá! Procure uma de nossas academias, faça uma aula de experiência grátis e comece hoje mesmo a treinar!

Através dos treinos da Federação Internacional de Krav Magá, você vai aprender a se defender, superar o medo da violência e do bullying, recuperar sua autoestima e autoconfiança e andar mais seguro na rua.

Ao acessar o nosso site, você concorda com a nossa política de privacidade e com o uso de cookies para analisar e produzir conteúdo adaptado aos seus interesses.