07/08/2019

OS 10 BENEFÍCIOS DO KRAV MAGÁ QUE VÃO MUITO ALÉM DA SEGURANÇA

OS 10 BENEFÍCIOS DO KRAV MAGÁ QUE VÃO MUITO ALÉM DA SEGURANÇA

A prática da defesa pessoal israelense torna as pessoas mais atentas e disciplinadas, estreita laços entre os praticantes e seus familiares, traz benefícios à saúde, além de garantir a volta para casa em segurança.

Todo mundo sabe que o Krav Maga, a técnica de defesa pessoal israelense, é eficiente para que as pessoas possam voltar para casa seguras ao final do dia, mesmo com toda a violência urbana que enfrentamos hoje.

O que poucos sabem é que essa modalidade de defesa é um caminho de vida que promove muito mais benefícios, tanto físicos, quanto comportamentais. A prática do Krav Maga conta alguns desses benefícios:

1. DIMINUI A ANSIEDADE

O treinamento de Krav Maga, bem orientado por profissionais devidamente preparados para isso, faz com que o aluno passe a controlar melhor suas emoções e suas reações. Esse autocontrole para avaliar as situações de risco, exercitado em todos os momentos do treino, reflete não só na questão da segurança, mas também no dia a dia da pessoa. Ou seja, além desse aluno ter melhor controle de suas emoções e um momento de risco, como um assalto ou uma ameaça, ele passa também a ter melhor controle sobre a sua ansiedade no seu dia a dia.

2. MELHORA O AUTOCONTROLE

A prática do Krav Maga traz grande contribuição para o autocontrole. Isso porque se trata de uma arte de defesa pessoal, que lida com a vida das pessoas. Conhecer os movimentos, atuar dentro da margem de segurança, respeitar os ensinamentos do instrutor e as regras da modalidade são exercícios diários que refletem no controle da agressividade das pessoas. Ao contrário do que se pensa, o praticante de Krav Maga não é um “brigão” e sim uma pessoa extremamente consciente de seus atos.

3. AUMENTA A AUTOESTIMA

O treinamento constante e bem orientado de Krav Maga reflete diretamente na autoestima do praticante. Quando um aluno percebe que ele pode ter maior controle sobre seu medo e sobre as suas reações, ele se torna uma pessoa mais segura de si, o que vai refletir diretamente em seu modo de se perceber perante o mundo. Essa autoestima é reforçada durante os treinamentos, pois uma vez que o Krav Maga é uma modalidade de defesa pessoal e não um esporte de competição, não há disputa entre os alunos, somente incentivo para a melhoria continuada de todos.

4. TORNA AS PESSOAS MAIS ATENTAS

Vivemos em uma era em que os celulares tiram 90% de nossa atenção, seja em casa ou mesmo nas ruas. Praticar defesa pessoal tem por base não se colocar em risco e a atenção é um ponto fundamental para isso. Quem pratica Krav Maga muda esse hábito e se torna uma pessoa alerta, não apenas a situações de ameaça, mas a tudo que acontece ao redor – uma pessoa que se aproxima, um som estranho, uma movimentação diferente. Esse treino de atenção se reflete na vida das pessoas, nos estudos, no trabalho, etc.

5. TORNA AS PESSOAS MAIS DISCIPLINADAS

Quem pratica Krav Maga na nossa academia sabe que ter o uniforme limpo e passado, as unhas e cabelos devidamente cortados, não atrasar nos treinamentos e respeitar os colegas são condições básicas para treinar. Essa rotina faz com que as pessoas adquiram disciplina para além dos treinamentos, o que traz benefícios práticos na vida delas.

6. TORNA AS PESSOAS MAIS SOLIDÁRIAS

Quando o praticante de Krav Maga começa a dominar a técnica, ele obviamente se torna uma pessoa mais atenta e segura. Essa atenção vai além dele mesmo e também é direcionada aos outros.

O trabalho de ensino do Krav Maga, incentiva as pessoas a serem solidárias a quem precisa de ajuda. Se conhecemos a forma de nos proteger, então podemos estender esse benefícios aos outros, melhorando a condição da sociedade que nos cerca.

7. MELHORA O CONDICIONAMENTO FÍSICO

O intuito do Krav Maga não é formar atletas. Mas a prática estimula os alunos a se exercitarem diariamente, dentro de seus limites. Com isso, os benefícios são inúmeros: melhora a condição cardiovascular, melhora a forma física, melhora o sono, etc.

8. MUDA A RELAÇÃO DAS PESSOAS FRENTE AO MEDO

A prática do Krav Maga prepara os praticantes para as situações de ameaça ou agressão a que estão expostas em um centro urbano, por exemplo. Mas, além disso, ela transforma a relação das pessoas frente ao medo e à insegurança. Muitas vezes, o medo pode paralisar a pessoa. O treinamento de Krav Maga faz com que o praticante possa controlar a sua reação frente ao medo, olhar a situação com clareza para decidir a melhor maneira de agir e voltar vivo e em segurança para casa.

9. ESTREITA LAÇOS FAMILIARES

O Krav Maga tem uma particularidade: não há divisão de idade nos treinos, ou seja, homens, mulheres e crianças treinam juntos, respeitando a graduação de cada um. Com isso, pais e filhos treinam no mesmo tatame, evoluem juntos e incentivam uns aos outros.

10. ESTREITA LAÇOS DE AMIZADE

Pela particularidade do Krav Maga ser uma modalidade de defesa pessoal e não um esporte de competição, não há disputa entre os alunos. Todos se ajudam e se incentivam a melhorar sempre. Com isso e com a rotina dos treinos, duas vezes por semana em horários pré-estabelecidos, as turmas de Krav Maga acabam se tornando turmas de amigos. Mais do que isso, os alunos de todo o País, e mesmo de fora dele, se reúnem em seminários e treinamentos especiais (aulões em parques, na praia, workshops, viagens a Israel, etc), gerando um intercâmbio de amizades que ultrapassam os limites das academias. Se você ficou interessado, lembre-se: Krav Maga é uma arte de defesa pessoal que lida com a vida das pessoas. Para treinar com segurança, procure um profissional habilitado e reconhecido pelo seu trabalho e sua aula.